Politicians and Election, Vote in Freedom, Actively Participate in Democracy, Vote for Change, Online referendum
left right close

Fernando Nobre

> Portugal > Politicians > Fernando Nobre
Fernando Nobre is ready for your opinion, support and vote. Vote online NOW!
Independent
 
photo Fernando Nobre

Fernando Nobre - for

Médico, activista, professor universitário e político português. / Candidate to the Portuguese presidential election, 2011.
 NO! Nobre

Fernando Nobre - against

Clique, se não apoiar Fernando Nobre . Diga por quê. / Click, if you do not support Fernando Nobre. Say why.

Online election results for "Fernando Nobre" in graph.

graph
Graph online : Fernando Nobre
Full functionality only if Javascript and Flash is enabled
> Fernando Nobre >

Biography

[+] ADD

POR:

 

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre GO M (Luanda, 16 de Dezembro de 1951) é um médico, activista, professor universitário e político português.

 

Biografia

Viveu em Angola até 1964, e no Congo Belga, até 1967. Nesse ano mudou-se para a Bélgica, onde se licenciou e doutorou em Medicina como especialista em Cirurgia Geral e em Urologia, na Universidade Livre de Bruxelas. Iniciou a sua vida profissional no Serviço de Cirurgia Geral e Urologia do Hospital Universitário de Bruxelas, tendo lecionado, como assistente, as disciplinas de Anatomia e Embriologia. 

 

Também na Bélgica, iniciou a sua colaboração com os Médicos Sem Fronteiras, de que foi membro e administrador. Regressado a Portugal, fundou a Assistência Médica Internacional, organização não-governamental, de que é presidente. Através da AMI participou como cirurgião em mais de duzentas e cinquenta missões de estudo, coordenação e assistência humanitária em cerca de setenta países. É professor catedrático convidado da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, e noutras universidades privadas. Integra o Conselho Geral da Universidade de Lisboa, é presidente da Assembleia-Geral do Instituto da Democracia Portuguesa, vogal do Conselho Fiscal do Centro de Apoio a Vítimas de Tortura, membro da Sociedade de Geografia de Lisboa e da Comissão de Honra de Homenagem a João XXI. 

 

Foi distinguido com a Medalha de Ouro de Direitos Humanos, da Assembleia da República, a Grande Oficial da Ordem do Mérito, a Legião de Honra de França, a Real Ordem da Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, a Grã-Cruz da Ordem Diocesana, de São Tomé, e a Ordem Nacional do Leão, do Senegal. É Cidadão de Honra de Cascais, Cidadão de Mérito de Portimão desde 1993 e Cidadão Honorário de Vila Nova de Gaia. 

Fernando Nobre chegou ao 25º lugar da lista de Os Grandes Portugueses, programa da RTP1. 

É Presidente Honorário do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

 

Actividade política

Em 2002 apoiou a candidatura de Durão Barroso às eleições legislativas portuguesas de 2002, por confiança pessoal no candidato e crença na necessidade de mudança de ciclo em relação ao período Guterrista, falando mesmo na Convenção do PSD desse ano. Disse depois depois arrepender-se desse apoio por ter sido decepcionado pela sua prestação como Primeiro-Ministro e saída do cargo para presidir à Comissão Europeia. 

Em 2006 foi membro da Comissão Política da candidatura de Mário Soares às eleições presidenciais portuguesas de 2006. 

Em 2009 foi mandatário nacional do Bloco de Esquerda, nas eleições parlamentares europeias de 2009, e membro da Comissão de Honra da candidatura de António Capucho, pelo PSD, à Câmara Municipal Cascais, em 2009. Em 2010 apresentou-se como candidato para as Eleições presidenciais portuguesas de 2011. Sem apoios partidários, alcançaria um resultado de cerca de 14%.

Em 13 de Abril de 2011 Nobre declarou que se não tivese a maioria absoluta dos votos dos deputados para ser eleito presidente da Assembleia da República então iria renunciar ao mandato de deputado e ao lugar na bancada do PSD.

Em 20 de Junho de 2011, ao ver a sua candidatura ao cargo de Presidente da Assembleia da República ser rejeitada à segunda volta da eleição, Fernando Nobre anunciou a retirada da mesma e disse ser de sua vontade manter o cargo de deputado.

Em 2012-01-06, em entrevista à SIC, Fernando Nobre assumiu pertencer à grande Loja do Oriente Lusitano, defendendo que os membros das lojas maçónicas se devem assumir como tal.

 

fonte

 

 

ENG:

 

Fernando José de La Vieter Ribeiro Nobre (born 16 December 1951) is a Portuguese doctor who is the founder and president of the Portuguese NGO AMI (Global Humanitarian Action). In 2007 he was voted as the 25th greatest Portuguese ever in the contest Os Grandes Portugueses, being the 5th most voted among Portuguese living people at that date. He was a candidate to the Portuguese presidential election, 2011. 

 

Early life

He was born in Luanda, Angola (it was then a Portuguese territory), in 1951. He moved to the Republic of the Congo (Léopoldville) by the age of 12. He spent 16 years in Africa. He studied in Belgium, where he worked and lived for around 20 years.  He is married to Maria Luísa Ferreira da Silva Nemésio (born Coimbra, Santa Cruz, 21 February 1959), paternal granddaughter of Vitorino Nemésio, and has one sun: Alexandre Focquet de La Vieter Nobre (born 2 June 1980) and three daughters: Isabel Focquet de La Vieter Nobre (born 11 May 1982), Leonor Nemésio de La Vieter Nobre (born 9 January 1993) and Gabriela Nemésio de La Vieter Nobre (born 7 November 1996).

 

Presidential Candidate

On February 19, 2010 he announced th. t he would be an independent (supported by no parties) presidential candidate to the Portuguese presidential election, 2011. He had a result of 14% of the votes, without any party support.

 

source

2012-01-09

ElectionsMeter is not responsible for the content of the text. Please refer always to the author. Every text published on ElectionsMeter should include original name of the author and reference to the original source. Users are obliged to follow notice of copyright infringement. Please read carefully policy of the site.

If the text contains an error, incorrect information, you want to fix it, or even you would like to mange fully the content of the profile, please contact us. contact us..


 
, fernando nobre ami biografia and more...
load menu